O diretor Stuart Gordon está entre os preferidos dos fãs de terror. Seus clássicos Re-Animator e Do além, que trazem a dupla Jeffrey Combs e Barbara Crampton até hoje são mencionoados como alguns dos melhores do gênero. Adoro ambos, é claro, mas meu preferido de Gordon é Bonecas Macabras, de 1986. Na época ele não fez muito sucesso, o pessoal esperava algo com mais sangue, como seus trabalhos anteriores.
Madastra, pai e filha viajam por um lugar isolado, num clima pesadíssimo dentro do carro, quando começa a chover e eles ficam presos. Logo avistam uma casa e lá procuram refúgio. Encontram um casal de idosos muito fofos e hospitaleiros. Momentos depois se juntam a eles duas moças "arruaceiras" (numa vibe total Madonna de início de carreira) e um cara que é o típico bobão gente boa.
O dono da casa, o Sr. Gabriel Hartwicke, fabrica brinquedos. Em tempos de grandes cadeias de produção, ele ainda dá valor a bonecas e bonecos únicos. Só que claro, há algo de errado com esses brinquedos e os hóspedes da casa logo vão perceber.
As duas moças estão interessadas em roubar a casa. O casal só quer se livrar logo da criança chata, Judy, filha do cara. Apenas ela e Ralph (o gente boa) parecem ser pessoas legais. Judy vê uma das moças sendo arrastada por pequenas criaturas que ela chama de elfos, e claro que ninguém dá ouvidos. Apenas Ralph concorda em investigar o que está acontecendo e descobre uma trilha de sangue. O Sr. Gabriel diz que é apenas tinta vermelha que ele derrubou.
As atuações de Carrie Lorraine e Stephen Lee, Judy e Ralph, respectivamente, são ótimas. A inocência da criança combinada com a inocência do adulto que tem o coração bom, trazem uma leveza para o filme. Mesmo os vilões, idosos, não são detestáveis. Há toda aquela coisa de punição que eu geralmente detesto, mas aqui no terror é bem-vinda. Pessoas ruins ganham uma chance antes de serem transformadas em brinquedos, e mesmo assim não se importam.
Bonecas Macabras foi gravado antes de Do Além, mas lançado posteriormente porque ficou um ano em edição. As cenas das bonecas exigiram diversos efeitos especiais, por isso levou tanto tempo para ser lançado. E ah, Stuart Gordon tinha medo de bonecas de porcelana, essa teria sido uma inspiração para o filme.
Comentários
Postar um comentário