#162 Boneca Assassina (1991)

A indústria cinematográfica de Hollywood adora pegar algum filme de sucesso e reinventar essa história até esgotar, o curioso, é que essa prática não fica restrita apenas em Hollywood e aos filmes com orçamento milionários, os produtores independentes também adoram fazer isso e tivemos alguns bons exemplos com O Exorcista (1973) e seus gêmeos como Abby (1974), The Manitou (1978), The Antichrist (1974), entre outros. Na década de 80 tivemos o sucesso de um boneco possesso e assassino que chamava seu dono, uma criança, para brincar enquanto matava adultos, O Brinquedo Assassino (1988) não só rendeu sequências, como também imitadores e um deles falarei aqui hoje. Embora de baixíssimo orçamento, Boneca Assassina de 1991, escrito e dirigido por Maria Lease, estrelado por Denise Crosby, Rip Torn, Sam Bottoms, Chris Demetral, Candace Hutson e Lupe Ontiveros, é um filme bem eficiente sobre possessão advinda de culturas ancestrais. 

De início, temos cenas de uma escavação no México onde um arqueólogo está tentando abrir a tumba de um antigo ser da civilização Maia chamado Sanzia, ou Satanás na Terra. O espírito escapa e se esconde na antiga fábrica abandonada de bonecas Dolly arrendada por Elliot Wade (Sam Bottoms) que fica bem ao lado das escavações da tumba. Agora, proprietário dessa fábrica, que inclusive está estruturalmente capenga, gerando mais dor de cabeça para Elliot do que prazer no novo negócio, ele, sua esposa Marilyn (Denise Crosby) e seus dois filhos Jimmy (Chris Demetral) e Jessica (Candace Hutson), se mudam de Los Angeles para o México e vão tentar viver essa nova vida lá mais a governanta da casa, Camilla (Lupe Ontiveros), uma mulher fortemente cristã que sente rapidamente que algo de errado não está certo quando Jessica começa a ter comportamentos estranhos e, claro que vindo de Hollywood, os clichês relacionados aos latinos não faltariam, junto com os estereótipos atrelados aos “browns” e o que entendem sobre suas religiões, misticismos e ancestralidade.

Jessica é a que está mais sentindo falta de sua antiga morada e, solitária na nova casa, logo se apega a uma das bonecas Dolly que encontra na fábrica do pai. Elas se tornam amigas e ficam grudadas 24h. Com o espírito de Sanzia na boneca, sua mãe Marilyn logo percebe que a filha não sai de dentro da casa de bonecas e tem conversas estranhas com Dolly, inclusive falando coisas para a mãe que diz ter sido mandada por Dolly. A boneca possuída logo inicia sua matança tirando de seu caminho quem atrapalha sua relação com Jessica e consequentemente os planos do espirito ancestral.

Já Jimmy, irmão mais velho de Jessica, é um garoto curioso, que está sempre lendo e pretende seguir os passos do pai sendo um empresário, inclusive se veste muito parecido com um mini adulto. Jimmy rapidamente se interessa pelas escavações quando vê e vai procurar livros que possam lhe auxiliar no conhecimento dessa civilização. Como a maioria dos adolescentes, ele é curioso e entra escondido no local sendo logo em seguida perseguido por um cachorro, na fuga, Jimmy entra na fábrica e encontra mais uma vitima da boneca Dolly.

É quando entra na jogada o arqueólogo Resnick (Rip Torn) que volta para as escavações da tumba para terminar o trabalho do colega morto. Ele explica para Marilyn que ele está à procura dos restos mortais da tal criança demoníaca chamada Sanzia que antigamente se alimentava do sangue quente das crianças de sua tribo, sendo morto pelo seu povo ou do que sobrou dela. Marilyn agora está convencida de que sua filha Jessica está possuída e vai em busca de ajuda no convento da irmã de Camilla. O filme segue sem grandes surpresas, com mortes pouco impactantes e um final que parece terem desistido de terminar de tão abrupto que foi, mas ainda assim com uma história suficientemente eficaz para o que se propõe. 

Maria Lease, roteirista e diretora de Boneca Assassina, começou sua carreira como atriz, principalmente em filmes de exploitation dos anos 60 e 70, estreando na direção em 1978 com uma série de filmes pornográficos. Boneca Assassina foi seu primeiro filme que não teve classificação X, mas também foi o ultimo dirigido por ela. Após isso, dedicou sua carreira para TV como supervisora de roteiro para séries como Hill Street Blues, MacGyver, entre outras. Então, pode-se dizer que ela teve uma carreira e tanto na indústria, seja no cinema ou na TV e é por isso também, que trouxe esse filme para ser falado aqui no mês das diretoras do 365.






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