#291 - The Seventh Curse (1986)

Hoje finalmente poderei falar um pouco sobre dois dos meus maiores amores do cinema, dessa vez juntos. Artes marciais (com foco em filmes de Hong Kong) e terror, claro! A indústria cinematográfica de Hong Kong é muito rica, principalmente em seus gloriosos anos de 80 e 90, e o que sempre me chamou a atenção foi o investimento muito barato em roteiros, estruturas, atuações, mas uma entrega incrível de filmes únicos que acabaram por invadir o mundo e influenciar até mesmo Hollywood. Muito do que existe de filme de ação desde a década de 90 não seria possível sem Hong Kong que, inclusive, importou diretores, atores, diretores de coreografia e outras áreas para seus blockbusters.

Pois bem, dada essa introdução, vamos ao filme de hoje. Nele temos algumas pontas do charmoso Chow Yun-fat, conhecido no ocidente por fazer o papel de Mestre Li Mu Bai em O Tigre e o Dragão, e da lindissima Maggie Cheung, muito conhecida por fazer, dentre outros papéis, a Mrs. Chan de Amor à Flor da Pele. No enredo, Yuan está no interior da Tailândia com um grupo de pesquisadores. Ele acaba dando de cara com uma mulher de uma tribo se banhando em um lago. Mais tarde descobre-se que a tribo está fazendo um sacrifício ritualístico no qual a mulher foi escolhida para dar sua vida. Yuan, mesmerizado pela imagem dela, impede que o ritual seja finalizado e acaba sendo amaldiçoado.

Depois de várias cenas de ação, passa-se um ano e a maldição finalmente começa a aparecer nele, com estouros diários no corpo de Yuan até que, no sétimo estouro, seu corpo começará a perder totalmente o sangue. Começa então a missão para que ele consiga quebrar esse feitiço e mantenha sua vida. Mas para isso, ele terá que enfrentar um feiticeiro antigo, criaturas poderosas e soldados da tribo que não tem medo de morrer em pró de sua dedicação ao bruxo carniceiro.

O filme é fantástico, tirando os pontos negativos que dificilmente não se vê em uma produção dessa época vinda de Hong Kong como mulheres sendo mal tratadas. Muitas cenas bem sangrentas de efeitos práticos, com direito a duas homenagens ao filme Alien. Uma com o torço de um soldado sendo explodido por uma espécie de bebê demônio voador e outra com uma criatura que remete demais aos xenomorfos. Tem também uma assinatura clássica vinda de Indiana Jones, com a cabeça de um Buda rolando por um corredor e dois personagens fugindo dela. Bom demais.

Infelizmente o filme nunca foi lançado no Brasil, logo não possui legendas em português, mas quem consegue pescar inglês, eu recomendo demais se aventurar nesse filme. Vale as uma hora e meia de investimento nele!

Comentários