#9 Bloody Muscle Body Builder in Hell (1995)

 Eu sou uma fã de Evil Dead. Acho o Ash um canastrão charmosíssimo, assisti aos filmes um incontável número de vezes e me diverti com a série por vários episódios — mas assim como todas as séries que assisto na vida, chegou um momento que não continuei por pura maluquice minha mesmo.

Mas beleza. Evil Dead é uma franquia de sucesso. Seus filmes chamam a atenção em vários pontos ao redor do mundo. Inclusive no Japão.

Certo dia eu estava fazendo uma pesquisa no IMDb do filme e parei para prestar atenção na parte em que estão listadas as sequências e remakes. Além do já conhecidíssimo e ótimo A Morte do Demônio de 2013, do Fede Alvarez, há também outros três filmes: Bhayam, de 2017, um filme indiano que utiliza o mesmo plot mas tem personagens diferentes; Bach ke Zara, de 2008, também indiano, que inclusive utiliza os mesmos ângulos de filmagens de algumas cenas; e Bloody Muscle Body Builder in Hell, de 1995, do Japão.

É claro que esse nome me chamou a atenção imediatamente. Eu fiquei completamente descontrolada quando descobri esse filme e fui assistir na hora. Quão surpresa fiquei que o filme é realmente muito bom, muito divertido e muito bem filmado?

Dirigido (e escrito, editado, produzido e protagonizado) por Shinichi Fukazawa, o filme acompanha Shinji, um fisiculturista que, certo dia, recebe a ligação de uma ex-namorada, fotógrafa e jornalista, que está fazendo uma pesquisa sobre casas assombradas. Ao pedir ajuda a ele, Shinji vai encontrá-la, junto de um amigo médium, até uma casa que, anteriormente, pertenceu ao pai de Shinji. O problema é que dentro da casa coisas estranhíssimas começam a acontecer — de possessão a espíritos aterrorizantes a, sei lá, halteres servindo como armas. 

Indiscutivelmente o filme deve muito a Evil Dead. A forma de filmagem é muito parecida com a que Raimi usa, inclusive o modo de fazer cinema na base do DIY, que Fukuzawa domina. Claro que o filme tem limitações de orçamento, sendo um filme independente de terror de 1995, mas Evil Dead também teve, e se saiu muito bem mesmo assim.

Bloody Muscle Body Builder in Hell, além do título perfeito, é uma pérola do cinema de terror que eu fiquei extremamente feliz de ter escavado nas minhas andanças. Ele não chegou a fazer sucesso na época, mas foi redescoberto em 2012 e lançado em mídia física nos Estados Unidos, e em 2017 no Reino Unido. 

Por intermédio de Germana Viana (a organizadora do projeto Gibi de Menininha) acabei trocando algumas palavras com o Fukuzawa pelo twitter. Uma pessoa extremamente simpática, contou que está trabalhando em novos filmes, mas que também é muito difícil com orçamentos tão limitados. Ele agradeceu o interesse no filme dele e foi muito educado (tudo isso com a Jéssica aqui trabalhando com o google tradutor em um japonês-inglês meia boca, mas e daí, oportunidades são oportunidades). 

Atualmente o DVD desta obra de arte é meu sonho de consumo (se você aí que está me lendo quiser me dar a edição de colecionador de presente, tá 21 dólares). Mas, sinceramente, se você tem interesse em assistir esse filme, a forma mais rápida é através da mágica da internet mesmo. 




Momentos antes da desgraça acontecer


Comentários