#41 Tubarões Zumbis (2015)


Texto escrito por Juliana Leuenroth 

Eu já começo esse texto já pedindo desculpas aos leitores. Vejam bem, eu não sou uma pessoa que assiste filmes de terror. Eu era até meus 15/16 anos, época das franquias Pânico e Eu sei o que vocês fizeram…. Depois fui ficando mais medrosa e parei de apreciar tomar sustos. 

E por que fui convidada para escrever um texto nesse site? Porque eu assisti o MELHOR FILME DE TUBARÃO de todos os tempos! Vi outros filmes de tubarão para fazer essa comparação? Não… Mas acho que o superlativo vale muito para o Zombie Shark (direção: Misty Talley, 2015) . Obviamente não cheguei nesse filme sozinha, assisti a convite de Jéssica e Michelle para gravar um episódio do podcast The Witching Hour. 

O filme tem uma série de coisas que fazem dele um filme de terror galhofa (talvez não intencionalmente): um roteiro cheio de clichês, atuações duvidosas e o tubarão Bruce. 



Vamos ao tubarão: parte de um experimento secreto (pois é), o tubarão Bruce escapa de sua jaula e começa a tocar o terror no litoral de uma pequena ilha meio turística, meio sede de uma usina nuclear abandonada (pois é), que hoje abriga o tal projeto secreto. Obviamente o experimento não dá muito certo e ele vira um tubarão zumbi. Os efeitos práticos, os fantoches, enfim… a forma como eles representam Bruce é um espetáculo à parte. (fica aqui meu comentário noob de filmes de tubarão, pois a primeira relação que fiz com o nome do bichinho foi com o tubarão de Procurando Nemo. Prometo melhorar da próxima vez) 

Além desse plot do tubarão, temos um casal de namorados que resolve levar a irmã mais nova da moça e uma amiga mal humorada para uma romântica viagem de fim de semana para uma ilhazinha. E adivinhem qual a ilha? Chegando lá, a ameaça de tempestades tropicais pode impedi-los de sair da ilha tão cedo. Só boas ideias, só coisas boas. 

Bruce tem fome e não perdoa ninguém. Banhistas incautos, casais que fazem stand up paddle, policiais investigando o acontecido... A minha cena preferida do filme todinho é quando cidadãos indignados com os ataques de tubarão resolvem pegar em armas para lutar contra o bichão na beira da praia. Arte.



Talvez o filme não cumpra sua função como terror. Mas ele dá aquela volta… sabe aquela de coisas meio ruins que são feitas de forma não irônica, que de repente ganham outro propósito de ser? Virou um filme galhofa e eu acho que isso é lindo.

Comentários