#123 Quando descem as sombras (1964)

 


Eu tenho verdadeira obsessão por filmes de terror antigos, protagonizados por atrizes da Old Hollywood. O que terá acontecido a Baby Jane? com Bette Davis e Joan Crawford talvez seja meu preferido. Uma amiga, sabendo disso, me indicou Quando descem as sombras (no original The Night Walker), dirigido por ninguém menos do que William Castle e com Barbara Stanwyck no papel principal. 

William Castle é um velho conhecido dos filmes de terror. Ele dirigiu clássicos como A casa dos maus espíritos e Força Diabólica, ambos com Vincent Price. É dele também 13 fantasmas, que teve um remake new metal (pretendo falar dele em breve). Castle trabalhou com outra diva da Old Hollywood, Joan Crawford. Ele a dirigiu no ótimo Almas Mortas


Já Barbara Stanwyck trabalhou em dois filmes que eu acho maravilhosos. Pacto de sangue, clássico noir; e Serpente de Luxo, Baby Face no original, da era pre-code. Esse segundo tem aquela cena em que o cara passa a mão na perna dela, e ela vira a xícara de café quente nele. E para fechar a trinca de ouro: o roteiro de Quando descem as sombras foi escrito por Robert Bloch, que escreveu o livro que deu origem a Psicose, filme de Hitchcock que mais amo. 

Aqui, Stanwyck interpreta uma mulher casada com um homem horrível, ciumento e violento. Ele contrata um detetive para seguí-la e tem certeza de que ela está tendo um caso com seu advogado. Enquanto isso, ela é aterrorizada por pesadelos que parecem cada vez mais reais. 

Numa noite eles discutem por causa de uma crise de ciúmes, e ela o acusa de ser um péssimo marido. Ela diz que ama mais o homem que aparece em seus sonhos do que a ele. Ela vai passar a noite num hotel e ele se dirige a seu laboratório para trabalhar em algum experimento. Um acidente acontece, há uma explosão e o corpo do homem nunca é encontrado. 


Após esse acontecimento, Stanwyck não consegue ficar na casa e decide voltar ao quarto que morava quando solteira, nos fundos de seu salão de beleza. Lá ela encontra uma nova funcionária que parece bastante solítcita, até demais. E os sonhos continuam, cada vez mais reais, até que ela não consiga discernir a realidade do mundo etéreo. Há então a suspeita de que o marido esteja vivo. Só que as coisas não são o que parecem...

Quando descem as sombras está longe ser um filme ótimo, não está entre os melhores do William Castle, mas tem um clima bacana, todos os clichês de terror antigo e é sempre ótimo ver Barbara Stanwyck! 

Comentários