#124 Sexta-Feira 13 (1980)

Sexta-feira 13 

1980 – EUA, cor, Dur: 95min

Direção: Sean S. Cunnigham

Roteiro: Victor Miller

Elenco: Adrienne King, Jeannine Taylor, Robbi Morgan, Laurie Bartram, Debra S. Hayes, Betsy Palmer, Walt Gorney, Kevin Bacon, Harry Crosby, entre outros e outras.

O tempo cura, o tempo ensina, o tempo mostra. Tem coisa que melhora, coisa que piora e coisa que é esquecida. Onde você acha que Sexta-feira 13 se enquadra? Esquecido não foi, longe disso, se tornou uma franquia de sucesso com doze filmes até o presente momento, alguns deles pouco inspirados, realmente, mas, isso também acontece em outras franquias cujos orçamentos para um único filme ultrapassam de muito longe o orçamento investido em todos os Sexta-feira 13. Resta-me afirmar que este filme em particular, melhorou e digo mais, melhora a cada revisão a sua história simples e sem rodeios, onde a pretexto da reinauguração de um acampamento fechado há várias décadas que se tornaria tão icônico quanto o personagem que carrega os filmes nas costas, as pessoas morrem e morrem e morrem e morrem.

Gentes jovens, saudáveis e felizes, com os hormônios na temperatura do inferno, na mira de alguém com uma agenda pessoal que inclui todos e todas ali mortos e mortas. Mortes lindas, estilizadas, que não deixam dúvida de que a vida está abandonando aquelas carnes de forma dolorosa e traiçoeira, principalmente se o personagem tiver vida sexual ativa ou fumar unzinho e se fumar unzinho depois de dar uma tóta* então, vige. Gargantas são rasgadas, corpos são perfurados e inúteis apelos de piedade acontecem ao som da trilha de Harry Manfredini, que emula na maior cara de pau a trilha de Psicose, composta por Bernard Hermann, com efeito tão funcional quanto, admita-se. A mesma coisa vale para os efeitos de Tom Savini, que sei, dispensa apresentações, mas, como eu acredito que todo dia nasce um novo fã e uma nova fã do terror, cito dois trabalhos do homem: Creepshow: O Arrepio do Medo (1982), Dia dos Mortos (1985). Confia, amigo. Confia, amiga. Tem scream queen, final girl, psicopata, plot twist decente e um final inesquecível, mesmo com a avalanche de filmes similares que vieram depois. Confia. 

*Furunfar





Comentários