#128 - Sweet Home (1989)

Um filme feito em conjunto com um jogo de videogame (o jogo inspirando-se no roteiro do filme) e que acabam por inspirar outro jogo muito famoso até os dias atuais que, por sua vez, criou uma franquia de filmes, séries, HQs, etc. Olá vocês, estou quase falando de Resident Evil, mas não exatamente dele.

Em 1989, dirigido pelo grande diretor Kiyoshi Kurosawa (o mesmo famoso por dirigir A Cura, Kairo e vários outros), foi lançado Sweet Home. Na trama, um grupo procura entrar na casa abandonada de Ichiro Mamiya, um pintor famoso, para realizar um documentário e mostrar, pela primeira vez ao grande público, afrescos esquecidos dele. O problema é que a casa encontra-se fechada há muitos anos e quem cuida dela tem muito pé atrás em abri-la afirmando que a mesma é amaldiçoada. É claro que nada disso impede que os documentaristas queiram seguir adiante.

Quando finalmente entram na casa, o grupo percebe que ela não só está abandonada como quem a cuida não teve o mínimo trabalho de cuida-la. Muito pó se acumula por toda a parte, diminuindo muito o brilho de tudo o que se encontrava por lá. E aí, quando começam a investigar se de fato existem pinturas esquecidas, eles encontram uma que parece ter sido uma visão do próprio inferno.


Na sequência, toda a invasão causada por eles acaba por perturbar alguns espíritos que não desejavam essa presença humana, em especial o espírito da esposa do pintor. Muitas cenas gore com efeitos práticos belíssimos começam a jorrar pela tela, cadáveres surgem e até mesmo uma sombra diabólica bem assustadora penetra a casa e tenta assassinar seus ocupantes terrenos.

O filme, como dito anteriormente, foi feito junto a um jogo de mesmo nome e ambos fizeram bastante sucesso no Japão. Acontece que o jogo trouxe novas possibilidades para a feitura deles e, assim, inspirou tantos outros games, mas Resident Evil foi o que mais mostrou ser marcado por essas novidades, inclusive também no seu roteiro. Sendo ambos sobre habitações abandonadas e com monstros com os quais os jogadores precisam escapar, Resident deve demais tanto ao filme como ao jogo. 

Particularmente sou mais fã de Sweet Home que a franquia inteira somada e espremida de Evil, mas acho que isso fica a critério de cada um. O filme é fácil de encontrar com legendas, por isso fica esperto e assista!


Comentários