No entanto existe também o gênero Wu Xia, o qual assumo não poder falar a fundo pois possuo muito menos conhecimento, mas ainda assim sei que teve seu sucesso nos anos 70 e foi mais influente e filmado na própria China com seu estilo específico de artes marciais. Quem assistiu O Tigre e o Dragão saberá do que estou falando. Pessoas dando saltos imensos e duelando nos ares e por aí vai. Diversos atores e atrizes ficaram famosos nessa época e um deles é Pearl Chang Ling, uma atriz prolífica de Wu Xia que acabou dirigindo três filmes e roteirizando outros quatro também.
Tendo participado de vários filmes do gênero, em 82 ela deu início à direção de Wolf Devil Woman, um filme que tem mais tons fantásticos que de terror, mas não deixa de apresentar esses elementos. Além disso é povoado de "coisas" divertidas, vamos lá. Um casal entra para uma guilda liderada por um demônio que tenta tomar povoados. Demônio este que é um homem usando uma máscara que só me fez lembrar das nossas de Carnaval. Os dois tem uma bebê e decidem que ali não é um bom lugar para a pequenina e resolvem fugir. Na fuga alcançam uma região fria, com neve, e são perseguidos pelo demônio. Sem conseguir mais se esconderem, resolvem se cortarem para banhar a bebê em seu sangue quente e esconde-la debaixo da neve (veja bem, o sangue é para esquentar a bebê!!!). Ambos são mortos, mas o demônio não encontra a pequena.
Pouco depois, um grupo de lobos ("interpretados" por uma matilha de cães pastores alemães) encontram a bebê e o líder dos lobos resolve criá-la como uma de suas. Anos se passam e vemos a mulher lobo se alimentando de carne crua, totalmente dentro dos maneirismos dos lobos e, claro, muito poderosa. Em outra parte do reino, um rei envia soldados para encontrarem uma erva raríssima que seria a única capaz de derrubar o famoso demônio. Eis que um dos filhos do rei, com um ajudante, encontram a mulher e acabam por descobrir que ela se alimentou da tal erva. Já era! Não existe mais salvação para o povo. Será?
Os elementos do terror são bem presentes nesse esquema "demônio tirano" que ataca os povoados e quer destituir o poder do rei, mas ao mesmo tempo tem um tom bastante cômico, o que é ponto positivo para a diretora (e também roteirista) do filme. Não venha até aqui acreditando achar o horror clássico, estamos em outra seara. Não se esqueça que, a princípio, é um filme Wu Xia, o que significa uma considerável quantidade de lutas bem específicas do cinema chinês. Se você não se importar com isso, terá uma ótima diversão assistindo-o.
Comentários
Postar um comentário