#174 Los que Vuelven (2019)

Graças a dios nascí en latinoamerica!

Los que vuelven estava na minha watchlist há um tempo. Sempre que tenho um tempo gosto de pesquisar narrativas latino-americanas, sejam nos livros ou nos filmes, e é sempre ótimo encontrar as que são dirigidas por mulheres. Tenho uma lista imensa de filmes para ver dessas pesquisas — alguns muito mais difíceis de encontrar do que os outros, mas continuamos na luta.

Esse aqui, por exemplo, é dirigido por Laura Casabé. O primeiro contato que tive com a diretora foi procurando exaustivamente um filme dela que esteve na netflix por um tempo mas desapareceu da internet, que era A Maleta de Benavidez, de 2016, inspirado no conto “A mala pesada de Benavides”, de Samanta Schweblin, que está no livro Pássaros na Boca. Não achei o filme, um inferno, Deus me abandonou nessa. Mas tudo bem, logo eu soube desse aqui e resolvi conferir.

No filme, que se passa no nordeste da Argentina no início do século XX, em uma plantação de erva mate, Julia (María Soldi) pede a uma entidade, “la Iguazú, la madre del día y la noche”, que lhe traga de volta seu filho que nasceu morto. Logo vemos que a entidade aceitou seu pedido — mas, claro, nesses casos, e conhecendo bem o espírito das entidades latino-americanas, a gente sabe que esses desejos têm consequências.

O marido de Julia é Mariano (Alberto Ajaka), um homem que pune com mãos de ferro aqueles que vão contra ele ou contra sua plantação. Mariano explora a mão de obra guarani do local, e é um homem bastante cruel na sua forma de lidar com todos os que o rodeiam — de escravizados à própria esposa. 

No início do filme vemos que Julia fez o seu pedido a La Iguazú, depois disso, o filme é dividido em três partes: “La pesadilla de Julia”, “El secreto de Kerana” e “Los que Vuelven”. Ao longo desses capítulos, conhecemos melhor o que aconteceu. Fora da ordem cronológica, nós primeiros conhecemos um “agora”, com o que está errado; e só então conhecemos o “antes”, do que os levou até aquela situação. Daí, então, chegamos à conclusão da história no terceiro capítulo.

O retorno não é somente do filho de Julia, e logo começamos a perceber pequenos detalhes nessa história. O título do filme também serve como um tipo de aviso cármico, e vários daqueles que foram aterrorizados por Mariano também estão de volta.

O filme foi inspirado em um curta de Casabé, La vuelta del malón (2010). Unindo uma crítica social bastante contundente — à exploração, ao papel relegado às mulheres nessas fazendas, ao tratamento dos povos indígenas — e um terror muito bem produzido — através da ambientação, da trilha sonora, e de uma excelente cena explícita ali no terceiro capítulo —, Los que Vuelven é uma baita história que eu indico especialmente pro pessoal que gostou de La Llorona, do Jayro Bustamante: ambos os filmes são um pouco mais lentos, mas tem um contexto e um clima pesados, que utilizam dessa lentidão para construir um terror extremamente denso.

O filme tá disponível na Prime Video, com áudio e legendas em espanhol. 


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