#185 Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)

Eu tenho uma memória afetiva imensa com esse filme. Nessa época, lá pelos anos 90, eu era fissurado em Arquivo X, tinha uma tia que comprava a Revista UFO, tinha pavor de ser abduzido, mas Contatos Imediatos é uma obra que vai de contramão, em determinados aspectos, com a ideia do ET malvado que era uma narrativa recorrente, não que ainda não seja em determinados círculos ou filmes. Meu momento predileto eram os shows de luzes e sons do final do mesmo, um espetáculo que me fez arrepiar ao reassisti-lo para poder escrever essa resenha.

Em Contatos Imediatos do Terceiro Grau temos principalmente dois frontes de narrativa: o principal é interpretado por Richard Dreyfuss na figura do Roy, marido e pai de três filhos de uma família classe média que, em uma noite, acaba por avistar um OVNI bem em cima de seu carro, passando por uma experiência que mudaria completamente sua vida. Ele chega em casa agitado necessitando mostrar para sua esposa e filhos sua nova descoberta ou, ainda, seu novo credo.

Na outra ponta, acompanhamos Lacombe, interpretado por ninguém menos que François Truffaut, um cientista que lidera um grupo que está descobrindo ao redor do mundo artefatos que tinham desaparecidos. Aviões da Segunda Guerra inteiros, um navio dado como desaparecido surgindo no meio do deserto, avistamentos musicais de algo dos céus na Índia. Eles descobrem cada vez mais que existe alguma coisa querendo entrar em contato, mas ainda não sabem o motivo, onde e nem como isso se dará.

O filme tem um momento horripilante de abdução alienígena que só Steven Spielberg conseguiria fazer. É um momento demorado, angustiante onde as vítimas tentam fugir, mas só se enclausuram cada vez mais. Apesar disso, o diretor conseguiu manejar para que não fosse criado um desequilíbrio no roteiro e a mensagem passada fosse outra, a de alienígenas até brincalhões, como temos em um momento onde naves extraterrestres são perseguidas por viaturas!

Outra mensagem bem explícita no roteiro é sobre a questão da inexplicável vivência que é você lidar com algo sem resposta, algo que somente você entende e os outros lhe veem como louco. Como que uma febre intensa que você precisa colocar para fora, mas de que maneira? Quem poderia dividir essa experiência com você, tão única ela é? Bem no fimzinho temos a resposta, mas ela é rápida e Spielberg nem se atreve a construi-la melhor.

Contatos Imediatos do Terceiro Grau continua tão incrível como é desde seu lançamento envelhecendo perfeitamente bem. Assisti-lo a noite é, com certeza, ainda a melhor das experiências.

Comentários