O Segredo do Abismo
1989, EUA colorido, 140 minutos
The Abyss
Direção e roteiro: James Cameron
Produção: Gale Anne Hurd
Elenco: Mary Elisabeth Mastrantonio, Ed Harris, Michael Biehn, Kimberly Scott, Leo Burmester, entre outros.
Se as estrelas têm mistérios, outros tantos tem o mar, essa imensa massa de água salgada que circunda a todos e todas nós. Suas profundezas guardam segredos que jamais chegarão ao nosso conhecimento, assim como as dezenas de milhares de corpos daqueles e daquelas que pereceram em seu abraço. Há quem o ame e quem o despreze, mas não há quem lhe negue a existência ou perigo de morte e vida que representa ao mesmo tempo.
Que o digam os tripulantes do submarino USS Montana, que numa missão de rotina nos mares das Bahamas, captam um objeto se movendo a velocidades impossíveis e o pior, vindo em sua direção. A primeira suspeita recai sobre os russos, os vilões favoritos do cinema durante décadas, mas, antes que qualquer coisa se confirme, o objeto passa raspando pelo transporte e seus tripulantes, abestalhados, não perceberam que se dirigiam para encostas subaquáticas e o impacto, por mais que os marinheiros tentem reverter a situação, revela-se fatal, arrastando todos para a morte. Chocado e em alerta, o mundo rapidamente coloca a culpa em quem? Sim, nos russos, que negam participação no ocorrido.
Correndo contra o tempo e temendo que os soviéticos enviem agentes para recuperar os destroços do Montana e assim se apropriar de segredos tecnológicos e quem sabe, até mesmo algumas das muitas ogivas nucleares que o submarino carregava, a marinha americana envia uma equipe de mergulhadores civis e uma de fuzileiros navais para recuperar o que lhes pertence. Tudo parece estar contra as vontades dos interessados, o clima, o mar e a cooperação entre as pessoas que deveriam agir em grupo, mas este não é o maior dos problemas a ser enfrentado por eles a milhares de metros de profundidade.
Revisto depois de visto várias vezes no cinema e em casa, O Segredo do Abismo, apesar de ser garantir em sua ação e tensão, peca pela duração excessiva e uma subtrama romântica que não acrescenta absolutamente nada à narrativa, com diálogos e situações clichês que beiram o ridículo, tornando o filme tedioso nesses momentos. Os outros personagens também estão na raia do mais banal possível (o forte, o nerd, o que enlouquece, etc), em compensação, quando esses detalhes são deixados de lado e o foco é fixado na ação/investigação, nada consegue desviar a nossa atenção da tela, pois o filme se passa quase que inteiramente debaixo d'água, nos deixando na mesma situação dos personagens: sem ter para onde fugir, cercados de parca luz e dos muitos perigos que residem na escuridão e do nosso lado, afinal, onde existem pessoas, existe a possibilidade de muita coisa dar errado para depois piorar bastante.
As filmagens d'O Segredo do Abismo foram desgastantes, com raras cenas sendo completadas no mesmo dia, tudo capitaneado pela conhecida mão de ferro do diretor James Cameron. Mary Elisabeth Mastrantonio e Ed Harris, protagonistas do filme, colocam a experiência como uma das piores que tiveram na vida, tanto que na época o segundo afirmou estar tão traumatizado que não iria em eventos de divulgação do filme, mas, acabou indo no final das contas. Indicado a quatro Oscar, acabou levando, merecidamente, o de Efeitos Visuais, que além de convincentes até hoje, trouxeram até nós criaturas lindas, translúcidas e suas tecnologias visualmente similares a elas e este é, para mim, o grande trunfo desse filme e que exatamente por isso merece ser visto.
Faça muita pipoca, estoque litros do seu refrigerante favorito e se jogue. Ou melhor, mergulhe.







Comentários
Postar um comentário