Tudo começou com o produtor J.J. Abrams. Sei que um monte de gente revira o rosto só de ler essa frase, mas lá no início dos anos 2000 ele estava com tudo em alta devido ao grande sucesso da série Lost. É dito que ele e seu filho visitavam uma loja de brinquedos no Japão e se depararam com um boneco do grande Godzilla e ele pensou: "quero criar um monstro visceral em solo americano". E assim nasceu uma das grandes franquias de sci-fi e terror Cloverfield. O filme foi dirigido por Matt Reeves, que até então já tinha uma carreira de cerca de dez anos, mas nada que pudesse sobressair em seu nome, variando entre cinema e TV.
O longa é um found footage que emula a ideia de um cartão SD encontrado pelo governo americano. Acompanhamos o desenrolar da história sem fazermos ideia do porque os militares estariam escondendo o conteúdo filmado. Rob conseguiu um emprego no Japão e seu irmão, Jason, faz uma festa surpresa de despedida. Hud, melhor amigo de Rob, é encarregado de documentar a despedida junto de depoimentos das pessoas que estão ali. Assim a gente vai se acostumando pouco a pouco com algumas faces que povoarão o filme.
Enquanto a festa é dada, algo muito sinistro ocorre. Uma explosão no meio de Manhattan assusta a todos a ponto de fazê-los saírem do prédio onde faziam a festa. Mais do que isso, descobrem que um monstro imenso está destruindo prédios, atirando objetos para todos os lados e soltando criaturas de seu corpo, do tamanho de cachorros, que se alimentam das pessoas que encontram pela frente.
Hud, em nenhum momento, abandona a câmera pois pretende continuar documentando tudo o que acontece naquela noite assustadora para futuro propósito caso alguém encontre a câmera. Eles veem TVs mostrando o caos dominando a cidade, os militares atacando e vivenciam o luto de várias perdas. Tudo isso feito pouquíssimos anos após o atentado de 11 de Setembro. É um filme muito impactante visto sob esse contexto, veja bem.
E onde entram os alienígenas? A criatura veio do espaço ou do mar? Essa é uma das partes divertidas do filme pois há muito o que desenvolver pra além dele próprio e teorizar. Tendo aprendido muito com o poder do marketing digital em Lost, J.J. Abrams e sua produção investiu bastante em coisas como perfis dos personagens do filme na falecida rede social MySpace, como se eles existissem mesmo. Também espalharam imagens que expandem o universo do mesmo dando a chance dos mais atentos encontrarem um site de uma empresa que estaria por trás do surgimento do monstro. É um deleite poder descobrir mais sobre um filme excelente como esse.
Cloverfield foi um grande sucesso e acabou gerando dois spin-offs até agora. Eu, como fã, estou sempre aguardando por mais novidades.
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