#266 - The Third Saturday in October (2022)

Quando peguei pra assistir The Third Saturday in October: Part V (2022), primeiro da duologia, e que resenhei aqui, eu imaginava que o segundo, que é um prequel, seria tão bom quanto. A história de ambos os filmes, em resumo, são um slasher sobre um serial killer, Harding, que anda por aí dirigindo um carro funerário matando jovens. Os dois homenageiam clássicos do gênero, com principal destaque para O Massacre da Serra Elétrica e Halloween.

Neste aqui a história se passa em Outubro de 1979, quando vemos Harding indo para a cadeira elétrica por seus crimes cometidos uma década antes. O que ninguém esperava é que o maníaco não morreria eletrocutado, acabando por se levantar de seu túmulo e já começar ali mesmo uma nova matança. Ricky Logan e Vicki Newton são os pais de dois jovens mortos por Harding e eles descobrem sobre a realidade sobrenatural do assassino e começam uma caçada que atravessa fronteiras.

Enquanto isso, uma turma de jovens se reúne para assistir um evento anual (que como falei no artigo anterior é real) onde dois times de futebol americano se enfrentam no terceiro Sábado do mês de Outubro. Harding, é claro, vai surgir para acabar com essas festividades matando um a um de diversas maneiras.

Esse filme, ao contrário do outro, me cansou assistir. Os jovens são personagens irritantes que ficam numa constante onda de maconha (que nenhum maconheiro ficaria daquele jeito) fazendo brincadeiras que parecem vindas de crianças de cinco anos de idade. E o filme perde muito tempo neles e nessa dinâmica, infelizmente. Com uma abertura muito boa, com pessoas do lado de fora da prisão pedindo que Harding fosse eletrocutado e que me fez lembrar muito das cenas reais de documentários true crime como o do Ted Bundy (que inclusive é citado no filme), depois fica tudo muito chato.

A dinâmica entre Ricky e Vicki também não é lá essas coisas, mas é melhor, proporcionando algumas cenas boas como uma passada em um posto de gasolina. Como uma das referências, inclusive, Ricky lembra bastante o doutor Loomis, eterno caçador do Michael Myers na franquia Halloween. Enfim, indico assistir aos que se animaram com o primeiro, mas não espere muito.

Comentários