#368 Estranhos Invasores (1983)

Quem tem medo do fantasma do comunismo? Os filmes de invasão alienígena da década de 50 não só refletiam esse medo, como toda a paranoia e ansiedade que veio junto no pós-guerra. O Dia em que a Terra Parou (1951), Invasores de Marte (1953), Vampiros de Almas (1956), A Bolha Assassina (1958) e tantos outros não só capturaram a desconfiança da época deixando até muitas vezes mensagens positivas e pacifistas para o público, mas também ajudaram a definir os tropos do gênero de invasão alienígena, influenciando gerações futuras de cineastas.

Estranhos Invasores, o filme que escolhi para marcar a minha volta aqui no Mais 365 Filmes de Horror, é um filme de 1983 que referencia muito com as questões vivenciadas nos filmes lá nos anos 50 e também da própria década de 80, já que os medos acabam se revelando cíclicos e filmes como O Enigma de Outro Mundo (1982), Eles Vivem (1988), Lifeforce (1985) entre outros, também refletiram muito a paranoia e o clima cultural da época. Na verdade, invasão alienígena é um tema que parece nunca sair de moda. De 2023 para cá, se intensificaram as notícias, “descobertas”, revelações e até confissões governamentais sobre a possível existência de vida extraterrestre que, é um assunto ainda bastante discutido, estudado e abrangente também nas ficções.

A trama segue Charles Bigelow  (Paul Le Mat), professor de entomologia na Universidade de Columbia, ele convence sua ex-esposa, Margaret (Diana Scarwid), a deixar sua filha sob seus cuidados enquanto ela retorna para Centerville, Illinois, para o funeral de sua mãe. Só que Margaret não volta e ele decide ir atrás dela. Chegando lá, Bigelow estranha o modo de vida de Centerville, uma cidade onde os moradores se vestem e agem como se ainda estivessem na década de 1950. Durante sua busca, ele se depara com um monstro de olhos esbugalhados que dispara um raio e destrói seu carro. Ao voltar para casa, Bigelow encontra uma foto da criatura na capa de uma revista tabloide. Ele se junta à jornalista Betty Walker (Nancy Allen) para investigar. Logo, ambos são perseguidos por alienígenas disfarçados de humanos e, gradualmente, descobrem que Centerville foi criada por uma equipe de pesquisa científica alienígena que chegou à Terra em 1958 e que Margaret é agora uma dessas alienígenas.

Estranhos Invasores não teve tanto sucesso na época como alguns dos seus contemporâneos já citados aqui, acabou esquecido, mesmo sendo celebrado por críticos e especialistas do gênero naquele momento. O diretor Michael Laughlin queria fazer uma trilogia “Estranhos” no título, em 1981 fez Strange Behavior, um filme que abraça também a ficção científica, o terror, cientistas loucos e serial killers. Laughlin, conhecido por suas paródias, dessa vez, quis fazer um filme mais sério, mesmo com seus alívios cômicos e senso de humor como na hora que aparece Spielberg no meio de um monte de fotos de alienígenas, ainda traz um conceito interessante de distorção temporal. Ele lembra muito as criaturas vagens, só que aqui sem conseguir se ajustar ao tempo real. As referências de Estranhos Invasores aos anos 50 não ficam somente na estética, tropos e tema, a presença de Kenneth Tobey (estrela da versão original de The Thing, 1951) e June Lockhart (uma das estrelas de Lost in Space, 1965) é destacada. Tem também a presença de O Dia em que a Terra Parou (1951) quando em determinado momento alguém assiste TV, além da trilha sonora do filme que se encaixa perfeitamente na década, especialmente com o uso do Theremin, um instrumento musical único que emite um som assustador, característico de vários filmes daquela época.

Este pode ser tratado como um filme esquisito, peculiar, estranho, no entanto chama atenção a maneira realista e pouco heroica do personagem do professor Charles. Gosto de como reage com perplexidade ao que viu e testemunhou, um contraste aos eventos fantásticos da história. Assim, também, a personagem de Nancy Allen que foge do tropo da mocinha medrosa e enfrenta junto ao professor os monstros descobrindo seus segredos. Gosto também como Laughlin constrói o mistério gradativamente nos dando pistas como em um quebra cabeças e até antecipando algumas coisas importantes que vieram a ser mote em tramas de filmes e séries posteriores. A ideia de um terceiro filme, infelizmente, não foi para frente devido ao fracasso de Estranhos Invasores, mas só de ver que outros filmes do gênero foram feitos e obtiveram certo sucesso, só prova o quanto esse tipo de trama ainda atrai públicos.  









Comentários