#369 Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992)

Quem matou Laura Palmer?

Essa pergunta ecoou no início da década de 1990 e permaneceu na mente de muitos espectadores conforme eles se aprofundavam nos mistérios envolvendo a cidadezinha de Twin Peaks, na obra de David Lynch e Mark Frost. O mais curioso de tudo é que, enquanto os espectadores mais ficavam interessados em saber quem matou Laura Palmer, pouco sabíamos sobre a personagem em questão.

É verdade que ao longo das duas temporadas de Twin Peaks, que foram ao ar entre 1990 e 1991, fomos descobrindo algumas peças desse quebra-cabeças. Mas foi somente com Os Últimos Dias de Laura Palmer (ou Fire Walk With Me, no título original) que pudemos desvendar um pouco melhor quem era Laura Palmer. 

A história se concentra em dois núcleos: o FBI, que investiga a morte de Teresa Banks (Pamela Gidley), primeiro com os agentes Chester Desmond (Chris Isaak) e Sam Stanley (Kiefer Sutherland), e depois com Dale Cooper (Kyle MacLachlan), que assume o comando quando Desmond desaparece; e o segundo núcleo, na cidadezinha de Twin Peaks, onde acompanhamos a última semana de vida de Laura Palmer (Sheryl Lee).

No núcleo do FBI nós temos algumas pistas sobre histórias ligadas ao que acontece na série, que torna um pouco mais fácil de entendermos alguma coisa (apesar de tudo continuar bastante nebuloso, ainda). Enquanto ainda se encontra no escritório geral da instituição, junto ao chefe Gordon Cole (David Lynch) e ao agente Albert Rosenfield (Miguel Ferrer), Dale Cooper vê o agente desaparecido Phillip Jeffries (David Bowie) entrar no local e lhe contar muitas histórias sobre espíritos, envolvendo o Homem de Outro Lugar, BOB, e outras ameaças.

Já no núcleo de Twin Peaks, nós vemos a decadência constante de Laura conforme ela se mete em enrascadas que são muito maiores do que ela mesma. Descobrimos como os assédios de BOB começaram — a essa altura, já sabemos quem a matou, se você assistiu a ordem correta de acontecimentos —, vemos seu vício em drogas piorando, vemos como ela se arrasta ao seu trágico final. 

Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer se encerra quando a série começa: o corpo de uma garota enrolado em plástico no rio, com a pequena adição de cenas no Salão Vermelho. 

Muitas pessoas confundiram Os Últimos Dias de Laura Palmer com o filme Twin Peaks: O Mistério, de 2014, provavelmente por causa de algum arquivo renomeado errado que circulou na rede. Intitulado originalmente Twin Peaks: The Missing Pieces, esse filme tem 1h30 e conta apenas com cenas deletadas de Os Últimos Dias de Laura Palmer, que tem 2h14. Se você assistir O Mistério sem nunca ter visto Os Últimos Dias, vai entender menos ainda o que já é de difícil compreensão.

E, claro, é preciso avisar que Os Últimos Dias de Laura Palmer tem cenas fortes e mesmo difíceis. Se você assistiu Twin Peaks e sabe quem é o assassino de Laura, bom, tem algumas cenas aqui nesse filme que são complicadas, e até mesmo tem momentos de partir o coração. Mas é um filme interessante para a mitologia da série como um todo. 

Twin Peaks é uma das maiores séries da TV norte-americana, e conhecer mais detalhes sobre essa mitologia tão maluca é muito bacana. Fica a recomendação.

Comentários