Dia desses estava conversando com um amigo sobre o meu nervoso de ficar muito tempo sem assistir a filmes da minha coleção. Ele disse que coleção é para ter, não necessariamente ver. Eu não penso dessa forma. Fiz uma lista no Letterboxd com tudo que eu tenho e a ideia é sempre assistir algo que me seja inédito. Nessas peguei meu box da Versátil Zumbis no Cinema Volume 4 (que eu comprei por causa do maravilhoso Zumbis do Mal, Messiah of Evil no original) e decidi ver Horror em Alto Mar, no original, Shock Waves, de 1977, dirigido por Ken Wiederhorn.
Eu não sou a maior fã do mundo de filmes de zumbis nazistas, apesar de ter adorado Zumbis na Neve do Tommy Wirkola, mas Horror em Alto Mar me pegou por causa da participação dos grandes Peter Cushing e John Carradine. Segundo a wikipedia, esse foi o quinto filme feito no subgênero.
O filme começa com uma jovem sendo resgatada de um pequeno barco à deriva. Ela está com o rosto queimado pelo sol e atordoada. Sua reação ao resgate é violenta, ela não sabe aonde está, mas aos poucos começa a se lembrar.
Na lembrança da jovem a vemos com mais três turistas num barco bem decadente, que tem Carradine como capitão. Se juntam a eles um cozinheiro e Keith, assistente do capitão. Um dia uma luz solar alaranjada muito forte cai sobre eles. Ninguém sabe o que está acontecendo, mas sentem que há algo estranho. Nisso, o barco bate em outra embarcação que apareceu do nada. E aí os problemas começam.
Eles conseguem nadar até a ilha mais próxima e encontram uma espécie de hotel abandonado. Há vários artigos de festa, roupas de cama, muito luxo e ninguém à vista. Até que eles ouvem uma voz (Peter Cushing) dizendo que eles não são bem vindos e que devem ir embora porque há perigo naquela ilha.
Descobrimos que Peter Cushing é um ex-comandante da SS, responsável por uma tropa de soldados nazistas modificados geneticamente. Eles são programados para aguentar o frio da Sibéria e o calor do continente africano. A sua divisão era de soldados zumbis aquáticos. Após o final da guerra, Cushing havia afundado todos eles e vivia em auto exílio na ilha em que os turistas chegaram. Só que o estranho evento solar fez com que os zumbis despertassem e voltassem à superfície, colocando a todos em perigo.
Esse filme não tem nada de muito inovador, apesar de ser um dos primeiros do subgênero, mas ter a atuação desses dois gigantes do terror lhe dá muita credibilidade. É um bom longa de zumbis, com uma ambientação bacana e desenrolar satisfatório.
Comentários
Postar um comentário